domingo, 10 de maio de 2009

O Progresso e suas Consequências.

         Progresso, ato ou efeito de progredir, conjunto das mudanças ocorridas no curso do tempo, desenvolvimento ou alteração em sentido favorável, melhoria, acumulação de aquisições materiais e de conhecimentos objetivos capazes de transformar a vida social e de conferir-lhe maior significação e alcance no contexto da experiência humana, civilização, desenvolvimento. Progresso acelerado, será que não é um problema grave para todos? Com ele vêm à destruição do nosso meio ambiente natural, que neste século XXI esta sem tréguas, catástrofes e mais catástrofes acontecendo todos os dias, aonde vamos parar? Você já pensou na vida do seu filho? Estatísticas mostram que a população mundial crescerá tanto até 2050, que será preciso três planetas terras com seus recursos naturais atuais para suportar tanta pressão. O aquecimento global esta cada vez pior, com o uso desenfreado dos combustíveis fósseis. (Lembrando que tudo começou com a revolução industrial, queimando carvão e óleo desesperadamente a décadas atrás.)
Você sabia que a temperatura média do planeta elevou em 0,7 graus Celsius? O pior de tudo é saber que os considerados “maiorais” do planeta não estão nem aí com o problema. Estima-se que os Estados Unidos produz dez vezes mais gás carbônico per capita que a média dos países em desenvolvimento no mundo. Da para acreditar? Cerca de dois milhões de hectares do planeta, quase um quarto das terras cultiváveis, estão degradadas. Desde 1960, um quinto das florestas tropicais desapareceram e, a floresta Amazônica aonde vai parar? Cientistas dizem que mesmo com estas rigorosas mudanças, a humanidade não será toda destruída. Mas, com certeza anulará décadas de avanço econômico e social.
Grande pensamento! “O princípio da precaução é muitas vezes confundido com o princípio da responsabilidade". Hans Jonas (Filósofo, nasceu em 1903 em Mönchengladback, na Alemanha) exige que se renuncie à ação, desde que ela inclua riscos de colocar em perigo uma vida humana futura. O direito humano fundamental de longo prazo é o do direito à existência como espécie.
A verdade é que com a industrialização e o modernismo da metade do século XX até os dias de hoje, chegou sem o menor interesse em cuidar dos problemas naturais que poderiam ser causados. Felizmente, ou, infelizmente neste caso, só no ano de 1992 e sobre a mira dos ambientalistas é que a indústria passou a considerar parâmetros ambientais em seus projetos, porém, muito pouco para diminuir essa aceleração de destruição do meio ambiente.
Voltando a falar dos EUA a grande potência mundial e o maior responsável por isso acontecer, anunciou no final de 2005 que o país bateu seu recorde de emissão de gases do efeito estufa em 2004, com quase o dobro do volume da média anual de 1990. O crescimento econômico de 2005, 2006 e 2007 certamente ocasionou um numero ainda maior. Aonde vamos parar deste jeito, várias espécies de animais em extinção, a geleira da Antártida esta derretendo, o calor esta cada vez pior, as catástrofes então cada vez mais fortes, várias vidas estão se perdendo. Isto é fato! A realidade é que o dinheiro manda no mundo, pessoas não tem consciência que o planeta também precisa de um futuro, que o futuro das nossas gerações irão sofrer cada vez mais, este problema é grave e com várias conseqüências para todos.
O capitalismo tomou conta do mundo o ser humano tão inteligente, ao mesmo, tempo tão ignorante, está indiferente perante este problema, que é real e presente. Pessoas pensam no progresso como um bem para a sociedade, não discordo deste pensamento, ele é necessário para a humanidade. Porém, há várias maneiras de lutar contra as destruições do nosso meio ambiente. Então, o que acham de continuar com a evolução técnica e com o progresso, porém consciente, além disso, trabalhar para que a população mundial não prejudique mais o planeta. Não é tão simples, mas, há meios de melhorar esta situação, para que em um futuro próximo nossos sucessores desfrutem o melhor que podemos deixar.
A melhor maneira de lhe dar com este problema é conscientização das pessoas, amar o ambiente em que vivemos, amor ao planeta. Só assim vamos conseguir melhorar está situação que é cada vez pior e, certamente com um final nada feliz. A solução viria do berço, passando pela educação e conscientização nas escolas, para que nossas crianças aprendam o que é certo, desde cedo, coisas como: economizar água, energia, reciclar e o mais importante cuidar da natureza que nos cercam. O planeta tem salvação, pessoas ligadas a esse grande problema estão se mexendo tentando achar soluções e buscando unir as pessoas para lutar em prol das melhorias do nosso planeta. Vamos brigar para que os “maiorais” se conscientizem de verdade sobre o que está acontecendo, para trabalharmos juntos, contra esse mal.
Então: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”
Trabalho 2º semestre; tema: Cotidiano; matéria: fotopublicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário